Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa

VOP: Vocabulário Ortográfico do Português, 2.ª edição

Com o depósito legal, no dia 13 de maio de 2009, do Instrumento de Ratificação do Acordo do Segundo Protocolo Modificativo, entrou em vigor em Portugal o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O VOP é composto por cerca de 210 000 entradas e tomou como base o Vocabulário da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves.

Um vocabulário ortográfico é uma lista extensa de palavras com indicação da sua categoria morfossintática e das suas peculiaridades de flexão, quando existem. Sendo o VOP concebido para consulta através da Internet e como base para ferramentas informáticas, os utilizadores poderão nele encontrar a flexão de todas as palavras, além de um número elevado de relações funcionais, sob a forma de remissões entre entradas. A sua construção em suporte digital não só lhe permite conter todas estas informações, como o torna apto para o desenvolvimento de ferramentas informáticas de apoio à aplicação do AO, tais como o Lince, ou outras.

O VOP foi um projeto submetido ao Fundo da Língua Portuguesa, órgão que reúne seis ministérios (Ministério dos Negócios Estrangeiros, que lhe preside, e ministérios das Finanças, da Cultura, da Educação, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e dos Assuntos Parlamentares) e que é gerido pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), hoje incorporado no Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. Foi aprovado para financiamento em junho de 2009 e a sua primeira edição ficou concluída em junho de 2010. Aplicado que está o AO, o Vocabulário Ortográfico do Português vem fazer face à necessidade de esclarecimento do público em geral, dos profissionais que trabalham com a língua portuguesa e de quem a estuda.

O VOP serviu de ponto de partida para a criação da base de dados do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, obra que integra formalmente desde fevereiro de 2015. Prevê-se que o processo esteja concluído em maio de 2015, refletindo-se também nas informações contidas no Portal da Língua Portuguesa. Nesta versão, o Vocabulário representativo de Portugal integra também os dados que tem em comum com o Vocabulário Ortográfico Atualizado da Língua Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa.

Como citar esta obra:
Correia, Margarita e Ferreira, José Pedro (orgs.) (2017). VOP - Vocabulário Ortográfico do Português. 2.ª edição. Coimbra: CELGA-ILTEC, Universidade de Coimbra.